PALESTRAS - CURSOS - OFICINAS  -  Temas

Educador e educando – uma dupla afinada

A escola do novo século e seus atores

Aprendizagem significativa é sinônimo do Aprender a aprender e Aprender a fazer, premissas básicas do ensino/ aprendizagem contemporâneo, como prediz a BNCC.

Nas ações pedagógicas que têm como foco essa premissa, a Instituição Escolar é o espaço privilegiado para perceber:

  • Em seus alunos, aprendizes ativos, com saberes próprios e plenos de curiosidade.Exploradores e investigadores do mundo que os cerca;

  • Em seus professores, portadores de cultura mediadores da aprendizagem alicerçados por fundamentação teórica que sustentem uma práxis competente;

  • Educadores e educandos formando  uma dupla afinada na reconstrução dos saberes da humanidade.

Da importância do ato de gostar de ler

A literatura na sala de aula: leitura, escrita e a literatura como um complexo sistema que representa uma identidade cultural.

 

Durante muito tempo aprender a ler significou decifrar códigos, porém, hoje entende-se que ser letrado diz respeito a saber ouvir, falar, ler e escrever para compreender o mundo e expressar ideias.

Ler é construir uma concepção de mundo, é ser capaz de compreender os sentidos de um registro verbal ou extra-verbal, analisando e posicionando-se criticamente frente as informações colhidas. O ato da leitura cultura letrada e a plena participação social.

Se o ato de ler mostra-se absolutamente fundamental para viver, conviver e conhecer, o ato de gostar de ler tem um papel relevante no processo ensino-aprendizagem. Mediado e inspirado na ação de professores-leitores e professores-pesquisadores, gostar de ler é ferramenta fundamental que permite exercer, de forma mais abrangente e complexa, a cidadania.

Decifrando a Educação Infantil
A importância da Educação Infantil na escola contemporânea

O saber dos pequenos não é pequeno

O conceito de Pré-escola e suas semelhanças e diferenças com a proposta apresentada no Referencial da Educação Infantil, a partir de vivências e percursos pedagógicos.

 

A Educação Infantil contemporânea apresenta uma praxis que permite à criança de forma lúdica e prazerosa de apropriação da linguagem escrita e de integração de seus saberes com os saberes da humanidade.

Família e escola: caminhar juntos para ir além

 

Uma reflexão sobre o papel de pais e educadores interagindo com educandos no mundo contemporâneo.

Consulte sobre outros temas